A minha viagem com o que é tecnologia e tuda sua representação começou com a euforia a atravessar meus poros ao perceber a possibilidade de olhar pela janela da internet e encontrar todo um mundo real e virtual.
Facinante é descobrir em meio a botões e comandos o conhecimento brotando a "olhos vistos" !!
Perplexa e euforica traduzem bem os sentimentos naquele segundo semestre de 2005 na UFBA - Universidade Federal da Bahia. A disciplina denominada de EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas ministra por nada mais nada menos que a profª Mª Helena Bonilla. Simplesmente Boni.
Até então a configuração das capacidades potencializadas através do domínio deste instrumento chamado computador se quer teria passado por minha cabeça. Acredite, eu não achava se quer necessário meu computador ter acesso a internet.... Imagine o nível de ignorância.
O insight ocorreu e o desejo de saber mais acompanhou.
Como dizem que o universo conspira a nosso favor quando queremos realizar algo surgiu, a partir da minha integração ao grupo de pesquisa GEC, a oportunidade de monitorar as instalações do Tabuleiro Digital. Ocupei a função como voluntária e pude viver a experiência de descoberta várias vezes por causa dos frequentadores do Tabuleiro. A expressão de cada garoto e garota daquele e dos adultos da comunidade faced ou não deparados com mundos tão diferentes dos seus e tudo que podiam fazer nele e o que nem sabiam ou sabem ainda fazer.... é impagável.
A trajetória de inserção num grupo de pesquisa como o GEC descortinou o mundo acadêmico além das salas facedianas. Aulas além das oferecidas pelos professores das disciplinas escolhidas. Assuntos interdisciplinares ainda não discutidos, mas intrinsecamente ligados com temas discutidos nas salas. Panoramas do mundo e do contexto profissional ainda nem discutidos, se é que eram ao menos propostos.
Lembro sempre de um cartaz existente na sala do laboratório com a ilustração do Tio Sam de seringa em punho a injetar-se na veia dosses de tecnologia em pacotes proprietários....hahahhah
Hoje me vejo a tomar minha dose diária de internet sem a qual não consigo mais viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário