12.9.06

Inclusão: que conceito é esse??

Durante a fala da Prª Bonilla em que discutiu o conceito de inclusão, observei o quanto somos levados a acreditar em idéias fantasiosas quando não míticas. Interessante revirar conceitos, (dos quais nos apropriamos como se fossem nossos) inquiri-los a ponto de perceber o que é real e o quanto refletem a realidade, ou se apenas, servem para manter a penunbra cega a ocultar os pensadores e atores deste sistema de prisão.
Claro! Quem em sã consciência, apropriado das possibilidades de sua existência e competência se deixaria classificar em parcela desfavorecida e depreciada da sociedade? Papel este inventado e adaptado para todos aqueles que não são "destinados" a compartilhar do conhecimento? Ainda, quem não se permitiria conhecedor do mundo que compartilha e no qual precisa sobreviver? Ou, se submeteria passivamente aos desmandos de seus pares, aceitando rótulos, submetendo-se a conceitos que se esfacelam aos apelos da lógica?
Enfim, para dominar é preciso atacar os flancos. E destes, o mais imobilizador e mortificante é o não saber (nem saber-se).É muito mais fácil pensar a quem não pensa.
É inevitável deixar de fazer o link com a importância da FILOSOFIA. A tão marginalizada no campo das massas. Ora, para quê Filosofia num senário como este?
Imagino o mundo que teríamos se a todos fosse dado o direito de conhecer a partir de uma consciência crítica, tendo para isso um veículo como a sociedade digital!!!!